Todos os posts

O que fiz no meu primeiro ano de doTERRA

Desde muito novo eu decidi que não seria empregado de ninguém, isso era uma intuição e eu não sabia ao certo como seria toda minha jornada. Vou te mostrar algumas das minhas dicas sobre o que fiz no meu primeiro ano de doTERRA.

Se ser empreendedor era o meu sonho, eu não renunciei a isso e hoje posso te garantir que foi a escolha mais certa da minha vida. Vou te dar 7 dicas para sobreviver ao primeiro ano de empreendedorismo!

 
Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018, quando decidi que mudaria radicalmente de atividade profissional e que a doTERRA seria o meu único negócio.
 

E olha só, eu posso te garantir que é muito bom trabalhar com o que gostamos e “ser o nosso próprio chefe”. Mais ainda, ter um negócio em que podemos nos conectar com pessoas com os mesmos sonhos e objetivos é motivador.

Vamos lá, em especial no primeiro ano do nosso novo negócio, é importante não baixar a guarda. Segundo dados do IBGE de 2014, 6 em cada 10 novos negócios encerram suas atividades depois de cinco anos.

Portanto, para minimizar as chances de fazer parte dessa estatística, devemos procurar nos solidificarmos logo no início. Por isso, separei algumas dicas para você sobreviver ao primeiro ano de empreendedorismo na doTERRA ou em qualquer outro negócio.

 

Tenha certeza de que você se identifica com o seu negócio – 1

 

Desde o início da minha vida profissional eu já presenciei empreendedores desistirem no primeiro ano porque não tinham plena convicção de seus novos negócios.

Quando você inicia seu novo negócio, na maioria das vezes você pode ter um problema e uma solução, além do modelo de negócio. Mas isso não é tudo.

Quando alguém te perguntar o que você está fazendo, sua resposta não pode ser nada parecido com “iniciei um novo negócio, quem sabe dê certo, e estou tentando”.

Todas as pessoas com quem você conversar sobre o seu projeto só depositarão confiança no seu negócio, se você também tiver a mesma confiança.

 

Foco absoluto – 2

 

Nem vou falar sobre o que fiz antes de ser um empreendedor na doTERRA, mas posso te garantir que manter o foco no primeiro ano de empreendedorismo é essencial porque você enfrentará muitas preocupações diariamente e, ao mesmo tempo, não poderá perder prazos e precisará gerenciar a sua equipe.

Você sabia que nem todo mundo trabalha da mesma forma? Por isso, você deve encontrar o seu jeito de se manter produtivo(a), seja pelo controle das tarefas com aplicativos, seja em uma agenda.

Dessa forma, você evitará perder o controle da situação.

 

As finanças – Tome cuidado com elas – 3

 

Se você tiver que parar as atividades do seu negócio, é provável que isso aconteça por causa das finanças. Mesmo nos momentos iniciais, se você não tiver expertise, o ideal é ter um mentor para te ajudar com isso.

Uma das inúmeras vantagens do modelo de negócio da doTERRA é que temos um negócio formatado e recebemos orientação de empreendedores(as) que já tiveram ótimos resultados.

Na doTERRA já contamos com a orientação sobre como iniciar e depois o que devemos fazer com nossas finanças de forma minuciosa para tomar decisões, como abrir uma conta bancária extra e adquirir um cartão corporativo, por exemplo.

Tudo isso evitará que você contraia dívidas e se perca no caminho. Não se desespere.

Aqui na doTERRA estamos sempre prontos para lhe dar dicas muito úteis.

 

O marketing, ele é fundamental para seu sucesso – 4

 

O marketing é essencial para todo empreendedor(a) de sucesso. Desde o início, entenda profundamente seu público, sua persona e a experiência do cliente para planejar as suas estratégias para atrair novos clientes e reter os que você conquistar.

No meu modelo de negócio, muitas vezes eu sou a “cara” e a minha presença on-line é quem definirá quem será meu cliente ou meu parceiro(a) de negócio.

Empenhe-se com a identidade visual do seu negócio, pois é com ela que as pessoas têm a primeira impressão sobre o seu negócio e sobre você, especialmente no primeiro ano de empreendedorismo.

 
Tenha certeza de que valerá a pena investir na sua identidade visual.
 

Mantenha foco nos seus canais de comunicação, como o seu próprio site e as suas redes sociais. Não basta promover posts: tenha um bom planejamento e cuide do relacionamento com os clientes e/ou novos parceiros.

 

Planeje antecipadamente – 5

 

Evite ao máximo pensar em curto prazo. Para ter crescimento dentro de um ano, você deve ter metas claras e trabalhar duro para alcançá-las.

Eu garanto para você que um dos maiores erros que as pessoas comentem em seu primeiro ano de empreendedorismo é não ter um planejamento adequado. Por isso, você deve planejar o seu dia, a sua semana, o seu mês e o seu ano.

Dica de ouro: Esqueça a gratificação instantânea e comece a sonhar com as vitórias somente quando superar essa fase.

 

Indicadores de resultados – 6

 

Com o objetivo de elaborar um bom planejamento, você deve ter metas claras e saber medi-las. Não existe objetivo de sucesso que se resuma em “conseguir mais clientes”. Você deve querer ter “x clientes” até tal data, ou ter um “custo de aquisição y”.

Não se sentir sobrecarregado(a), não adianta muito medir tudo. Lembre-se de que é preciso ter foco e defina algumas metas para cada ano.

 
Se quiser, confira AQUI porque escolhi a doTERRA para empreender.
 

Aproveite a sua rede de relacionamento – 7

 

Conte muito com o grupo de pessoas que você conhece no seu primeiro ano de empreendimento.

É com as pessoas mais próximas que você terá maiores chances de conhecer novas pessoas para divulgar seu negócio e oferecer benefícios para elas se tornarem seus clientes ou parceiros.

Participe de todos os eventos que puder na sua região, frequente locais de influência e procure se apresentar de forma profissional e atenciosa.

Um negócio de sucesso depende da sua capacidade de ouvir as pessoas e resolver os problemas delas.

Uma estratégia muito interessante é se juntar aos participantes de ecossistemas de empreendedorismo, online e os perto de você. Conheça e frequente todos e saiba como eles impulsionam o empreendedorismo nas cidades do seu país e em outros países também. Isso mesmo, um negócio de sucesso deve poder se expandir para outros países.

Diz aí, você tem alguma dica para ter sucesso no empreendedorismo? Compartilhe nos comentários!

 

Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.

 

Resumo:

  1. Tenha certeza de que você se identifica com o seu negócio;

  2. Foco absoluto;

  3. As finanças – Tome cuidado com elas;

  4. O marketing, ele é fundamental para seu sucesso;

  5. Planeje antecipadamente;

  6. Indicadores de resultados;

  7. Aproveite a sua rede de relacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.