Todos os posts

Alguns mistérios importantes do olfato humano

Os aromas e a importância do olfato, os cientistas norte-americanos Richard Axel e Linda Buck foram agraciados em 2004 com o Prêmio Nobel, em seus estudos sobre os receptores olfativos e a organização do sistema olfativo nos seres humanos.

Juntos, eles descobriram uma grande família genética constituída por cerca de mil genes diferentes – 3% do nosso padrão genético – que estão na origem de um número equivalente de tipos de receptores olfativos. Estes receptores situam-se nas células receptoras olfatórias, localizadas na parte alta do epitélio nasal e são capazes de detectar as moléculas odorantes quando são inaladas.

 
Antes de continuar eu gostaria que você me conhecesse: meu nome é Alessàndro B Machado, fui executivo do mercado corporativo por quase 30 anos, com conhecimentos em Gestão Estratégica, Física Quântica, Cosmologia e desde 2018 Terapeuta Holístico e Empreendedor Líder Global na doTERRA.
Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018.
 

Eles desvendaram, portanto, alguns importantes “mistérios” do olfato humano, campo em que as pesquisas em todo o mundo estavam atrasadas em relação aos estudos dos demais sentidos. Nesta descoberta os cientistas reafirmam a importância do sistema olfativo na qualidade de vida do homem e no sentido do paladar.

 

Os princípios desvendados pelos cientistas Richard Axel e Linda Buck para o sistema olfativo também podem ser aplicados a outros sentidos.

 

Por exemplo, os feromônios, tem papel muito importante no comportamento social e sexual dos animais (humanos são animais), são moléculas também detectadas por receptores igualmente localizados no epitélio nasal. Se tais receptores forem desativados, as células perderam a capacidade de resposta a inúmeros agentes curativos, em especial aqueles que possuem característica aromática.

 

Desta forma, os aromas cativam, atraem, repelem e possuem marcantes efeitos nos relacionamentos e na vida humana. Atualmente podemos constatar o crescente interesse terapêutico e científico pelos aromas.

 

Os produtos aromáticos estão presentes em segmentos industriais: desde as bilionárias indústrias dos cosméticos, perfumes, saneantes (produtos de limpeza), passando por seu uso em lojas de todo o mundo, como marketing olfativo, até chegar nas clínicas médicas, terapêuticas e de veterinária, para uso curativo e de potencialização do bem-estar.

 

Entretanto, em muitos casos são utilizados aromas artificiais, sintéticos, e estes por sua vez não têm qualquer efeito terapêutico benéfico. Portanto, são somente “cheirinhos gostosos”.

 
Como acalmar e equilibrar emoções! Clique AQUI!
 

Quando pretendemos obter os efeitos benéficos dos aromas devemos ir em busca de produtos naturais, puros, vindos das plantas, e ainda são necessárias inúmeras outras características para que tais efeitos terapêuticos sejam obtidos…

 

Vejamos:

 

· As sementes devem ser cuidadosamente selecionadas, de origem orgânica;

· As plantas devem estar em seu habitat natural;

· O solo deve ser orgânico;

· O cultivo deve ser responsável;

· A colheita deve ser realizada conforme a vida saudável de cada planta ou de suas partes;

· O agricultor deve ser tratado de forma humana e responsável;

· O processo de obtenção dos elementos químicos naturais deve obedecer a rigorosos padrões de produção;

· A estocagem e logística destes elementos químicos naturais devem seguir padrões técnicos e as legislações de cada país por onde são entregues;

· Por fim, mas não menos importante, a utilização deve ser realizada de forma consciente e responsável.

 

Iniciei este artigo falando sobre alguns mistérios importantes do olfato humano, más acabei me estendendo e espero que eu tenha ajudado você a compreender a fundamental importância que a natureza desempenha na qualidade de nossas vidas.

 

Caso você goste de temas como este vamos nos conectar pelo Instagram, clique AQUI, me adiciona como amigo e me manda um direct.

 

Um forte abraço.

 

Alessàndro B Machado, doTERRA desde 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.