Não há a menor dúvida que são nossos bons hábitos aliados a alimentos naturais e com procedência que nos trazem saúde e longevidade. Neste texto vou escrever sobre a cúrcuma e seus benefícios para saúde.
Desde 2018 eu decidi me dedicar a estudar sobre produtos naturais com pureza e potência e minha vida melhorou muito. Por isso decidi compartilhar meu conhecimento com o maior número de pessoas.
Veja mais sobre a cúrcuma AQUI.
Vamos lá, hoje falar sobre a cúrcuma e seus benefícios para saúde?
Afinal de contas o que é a cúrcuma?
A cúrcuma, no Brasil é chamada também de açafrão, pertence à mesma família do gengibre e o seu sabor e coloração às vezes são associados aos do açafrão verdadeiro, daí também o nome açafrão-da-terra.
A parte utilizada como especiaria é a raiz da cúrcuma, que é limpa, seca e moída. Além de ser comum na culinária indiana e asiática, a cúrcuma também é muito utilizada na medicina Ayurvédica. Com mais de 6 mil anos de história e sua tem origem nos territórios onde hoje ficam a Índia e o Paquistão.
Na Ásia e no mundo inteiro, este vegetal integra receitas de cosméticos como máscaras faciais e pomadas para pele oleosa e é usado para promover a saúde, como:
✅ Reduzir o processo inflamatório no corpo;
✅ Promover ação antioxidante;
✅ Bloquear o envelhecimento precoce;
✅ Fortalecer o sistema imunológico;
✅ Promover a saúde cardiovascular;
✅ Ajudar no bom funcionamento do intestino;
✅ Promover saúde cerebral.
Entretanto, para obtermos todos benefícios da cúrcuma é preciso que ela, seja pura, tenha procedência, venha no formato correto e acompanhada dos ingredientes corretos.
Inúmeros estudos científicos demonstram que quase 100% dos benefícios oferecidos pela cúrcuma ao corpo humano são provenientes da molécula curcumina.
Mas, o problema é que a cúrcuma comprada nos supermercados ou em lojas de produtos naturais, tem apenas 1,5% de curcumina em sua composição. Além, de muitas vezes vir misturada com outros produtos para dar mais volume.
Então, por mais que a consumamos em nossa casa, a concentração será tão pequena que não fará nenhuma diferença para a nossa saúde.
Ademais, a curcumina é uma substância lipossolúvel. O que isso quer dizer? Que a curcumina é absorvida pelo corpo através de fontes de gordura.
Portanto, sem a concentração correta de curcumina e sem os meios necessários para ser absorvida pelo corpo, estaremos jogando nosso dinheiro no lixo. E ainda pior, ingerindo produtos sem garantia de procedência.
Você sabia que a pimenta preta ajuda na melhor absorção da cúrcuma? Clique AQUI e veja mais.
Vale lembrar que a cúrcuma e seu principal composto, a curcumina, não são facilmente absorvidas pelo organismo. Algumas substâncias antioxidantes presentes em outros alimentos também têm esse processo dificultado.
Então, para facilitar a capacidade de absorção da cúrcuma, é interessante associá-la a alguma gordura boa, que pode ser um azeite de oliva, extra virgem, de primeira prensagem a frio, por exemplo ou usá-la em cápsula uma combinação com pimenta preta.
É interessante ressaltar que o uso da cúrcuma como tempero nos alimentos é interessante, mas desta maneira não conseguimos obter os efeitos terapêuticos em função da baixa concentração de curcumina e da baixa quantidade consumida. Portanto, para efeitos terapêuticos o uso em cápsulas é o mais apropriado.
Além dos benefícios que citei acima existem inúmeras pesquisas que demonstram o potencial da cúrcuma na saúde oral. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, podendo ajudar a aliviar dores de dente e inchaços, auxiliar no tratamento de gengivites e combater a bactéria que causa placa e até cáries dentárias.
Em outros estudos a curcumina mostrou-se antiparasitária, antiespasmódica e estimulou atividades de enzimas responsáveis pela digestão.
Em outras experiências a curcumina se mostrou com potenciais efeitos anti-inflamatórios e antiparasitários. E, de acordo com outra pesquisa, a curcumina também pode ajudar a promover a desintoxicação do fígado.
Bom, o uso regular e contínuo da cúrcuma como suplemento é comprovadamente benéfico para nossa saúde. Mas, deve vir aliado a outros bons hábitos de vida.
Eu espero ter ajudado você com estas informações e se você gostou do conteúdo compartilhe com as pessoas que você sabe que vão gostar.
Gratidão,